Indicadores do Mercado Imobiliário: conheça os mais importantes índices
Você sabe quais são os principais Indicadores do Mercado Imobiliário?
Os indicadores do mercado imobiliário são importantes para acompanhar o cenário dos imóveis e da economia. Com eles, é possível ter mais elementos para avaliar se determinado imóvel é ou não um bom investimento.
Os indicadores para quem trabalha com compra e venda de imóveis, financiamento imobiliário e também para quem está buscando conhecer mais sobre o mercado. Separamos alguns dos principais indicadores para falarmos um pouco mais:
IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado
O IGP-M é um indicador que tem o objetivo de registrar a variação da inflação sobre o preço de produtos, bens e serviços.
Esse índice é importante pois em muitos contratos, ele é usado para reajustar o valor de compra e venda de imóveis, bem como o valor de locação de imóveis.
INCCM: Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado
O INCCM tem objetivo de observar os custos das contruções civis nas principais cidades do país, por meio dos materiais de construção e salários pagos na área.
O índice é usado para corrigir valores de imóveis, especidifcamente daqueles que estejam na planta ou sendo construídos até ficarem prontos.
CUB – Custo Unitário Básico da Construção Civil
O CUB é uma versão mais completa do INCCM, ponderando outros fatores em seu cálculo, como a qualidade do acabamento, nível da mão de obra e tipo da construção.
O CUB é um índice setorial e é empregado para atualizar contratos de imóveis em construção, principalmente apartamentos.
INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O INPC é um índice que calcula o custo de vida dos brasileiros por meio da inflação. Ele fixa a variação do valor de produtos e serviços em determinado período.
Apesar de não alterar o valor de imóveis de forma direta, o INPC é um índice interessante para observar a situação econômica do país, o que influencia diretamente no mercado imobiliário.
IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo
O IPCA é um índice que mede a inflação do país, examinando a variação dos preços de serviços e produtos, provocado pela ausência ou abastecimento no mercado de consumo. Por ser um índice usado pelo Governo Federal, interfere nos investimentos, como o de imóveis.
Taxa básica de Juros – Selic
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia nacional. É estabelecida pelo Banco Central e tem o objetivo de regular e controlar o crédito no Brasil.
A Selic influencia diretamente no acesso ao crédito pelos consumidores, sendo assim, quando há aumento na taxa, menos crédito é ofertado, a taxas mais altas. Por outro lado, quando a taxa selic cai, o Governo busca injetar dinheiro na economia, por meio do aumento do crédito.
Atualmente a taxa Selic está nos valores mais baixos da história, ou seja, o acesso ao crédito está facilitado, com taxas de juros também em patamares muito baixos!
Já conhecia esses indicadores?
É notório que os indicadores são essenciais para analisar o mercado e definir se o seu investimento pode ser realmente considerado bom.
Gostou dessas informações? Confira os outros posts no nosso blog!
Entre, a Gava é sua!
Ricardo Gava
Contato
Atendimento
Seg.: 9h às 18h
Ter. a Sex.: 8h às 18h
Endereço
Rua Eugenílio Ramos, 780, Loja 7
Jardim da Penha, Vitória – ES
CEP: 29.060-130
(Em frente a Igreja São Francisco de Assis)