CORREÇÃO MONETÁRIA

Você sabe qual é o melhor índice para corrigir seu financiamento imobiliário?

Quer saber qual é o melhor índice para corrigir seu financiamento imobiliário?

TR, IPCA ou utilizar sem correção com prefixado?

Ao fazer o financiamento de imóveis, o tomador deve se preocupar com diversas taxas, saldo devedor, entre outros cálculos importantes, como a correção monetária.

A correção monetária não deve ser confundida com o juros cobrado, a função da correção monetária é fazer a atualização do valor do bem financiado para recuperar os efeitos da inflação. Mas afinal, você sabe como é feita a correção monetária das parcelas do financiamento imobiliário? Isso é importante para definir qual índice é melhor para o seu financiamento!

Atualmente existem diferentes formas de fazer essa correção, com índices diferentes: A TR (Taxa Referencial) e o IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo). Além de correção por esses índices, é possível contratar também financiamentos com juros pré-fixados, sem correção.

Tais índices são importantes de serem acompanhados ao longo do período do financiamento, uma vez que irão influenciar no valor pago pelo cliente. Vamos falar um pouco de cada um deles?

TR – A Taxa Referencial tem valor é definido todo mês pelo Banco Central de acordo com a remuneração média das aplicações bancárias. É a referência para reajustes na caderneta de poupança e de diversos tipos de contrato e dívida, inclusive financiamentos imobiliários. A TR é o tipo mais comum de correção monterária usada nos contratos de financiamento imobiliário, e acaba sendo mais vantajoso em contratos de longo prazo. Isso ocorre pois a oscilação da TR costuma ser muito pequena, afetando pouco o valor do financiamento no longo prazo.

IPCA – Esse importante índice é medido mensalmente pelo IBGE para identificar a variação dos preços no comércio. Ele é considerado, pelo Banco Central, o índice brasileiro oficial da inflação ou deflação. O IPCA pode também ser usado nos contratos de crédito imobiliário, porém, sendo mais vantajoso principalmente em financiamentos de prazo mais curto. Os financiamentos corrigidos pelo IPCA costumam ter juros menores, mas por conta do IPCA ser maior que a TR e oscilar mais ao longo do tempo, costuma não ser interessante para financiamentos de períodos muito longos.

Juros Pré-Fixados sem correção – Recentemente a Caixa Econômica Federal criou também a possibilidade de realizar financiamentos imobiliários com juros pré-fixados e sem correção monterária. A principal vantagem desse tipo de contrato de financiamento é que o tomador consegue saber exatamente o quanto irá pagar por todo o período do financiamento, como por exemplo, pelos próximos 35 anos.

Sendo assim, é importante considerar todas as opções, considerando as taxas de juros, os índices de correção montetária, o perfil do cliente e as características do financiamento. Dessa forma é possível conseguir o crédito imobiliário que não o surpreenda negativamente no futuro, e garantir a sua tranquilidade no longo prazo.

Nós da Gava Crédio Imóbiliário acompanhamos todos esses índices constantemente e ao fazer o financiamento conosco , nossos clientes sao orientados para acertar no sistema de pagamento correção que melhor se encaixa no seu perfil , respeitando a necessidade de cada um , seja para investir ou para morar.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre correção monetária, crédito imobiliário e condições do mercado? Entre em contato conosco.

 

Entre, a GAVA é sua!

Ricardo Gava

Contato

Atendimento

Seg.: 9h às 18h

Ter. a Sex.: 8h às 18h

Endereço

Rua Eugenílio Ramos, 780, Loja 7

Jardim da Penha, Vitória – ES

CEP: 29.060-130

(Em frente a Igreja São Francisco de Assis)